Top

Lectio Divina


Leitura Orante da Palavra de Deus 

1 – Iniciar, invocando o Espírito Santo (Statio-A Palavra esperada; ponho-me à escuta)
 
2 – Leitura lenta e atenta ao texto (Lectio-A Palavra escutada; leitura diacrónica,..contextos sociais, históricos, religioso, género literário, etc)


3 – Momento de silêncio interior, lembrar o que leu (Meditatio-A Palavra compreendida ou meditaada; Que diz, Que me diz, Quem me diz?)
 
 

4 – Ver bem o sentido de cada frase (Oratio-A minha palavra responde à Palavra.Inicia-se o diálogo, entre mim e a Palavra)
 
 
 

5 – Atualizar e ruminar a palavra, ligando-a com a vida (Contempaltio ou contemplação; adoro a Deus, em silêncio na Palavra contemplada)



6 – Ampliar a visão, ligando o texto com outros textos bíblicos paralelos (Descretio ou descernimento; Palavra confrontada prolongo a escuta, analiso, percebo a vontade de Deus)




7 – Ler de novo, rezar e responder a Deus (Collatio-A Palavra partilhada; avalio com os outros a minha resposta à Palavra)
 
 
 

8 – Formular um compromisso de vida (Actio-A Palavra em acção, cumpre-se realiza-se no compromisso)




9 – Rezar um salmo apropriado
 

10 – Escolher uma frase como resumo para memorizar

 

Livros recomendados, da autoria do carmelita, Pe. Armindo Vaz, professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da UCP.

 

1. A Arte de Ler a Bíblia, 

Este livro, A Arte de Ler a Bíblia, da autoria do carmelita, P. Armindo Vaz, professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da UCP - Lisboa, é um excelente contributo para nos introduzir no conhecimento da Palavra Revelada. O autor expõe e propõe a arte total de ler a Bíblia com gosto e proveito literário, humano e espiritual, através da lectio divina, “leitura divina”. Este método testado e avalizado com bons resultados por uma rica tradição de séculos e pessoas, desde os Padres da Igreja até aos monges da Idade Média, goza hoje de toda a actualidade. A lectio divina veio para ficar e este livro ajuda-nos a redescobrir esta arte de ler, meditar e saborear a Palavra de Deus.

2Entender A Bíblia.Viver a Palavra

O Autor, nesta Obra, pretende não só mostrar, mas sobretudo ensinar que a "lectio divina" é a arte por excelência de ler a Bíblia. É a forma que a Igreja consagrou como aquela que mais explora as potencialidades do texto sagrado e que mais luz projecta sobre a vida. Nesta Obra o Autor aplica este método a dois relatos do Evangelho: a transfiguração e a viagem dos discípulos de Emaús.