Top

Semana Santa

 HOSSANA ao FILHO de DAVID

"Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de padecer" (Mt 26,26-29)

No Domingo de Ramos a Igreja comemorou a entrada solene de Jesus em Jerusalém, entrada triunfal com cânticos de alegria e ramos de palmeira, contrastando com a humildade de Jesus que monta um burriquito. Nada faria prever que depois de tal apoteose que levou alguns fariseus a dizerem a Jesus: “Mestre, repreende os teus discípulos”, tendo Jesus respondido: “Eu vos digo: se eles se calarem, gritarão as pedras”(Cfr. Lc. 19, 39,40), passados cinco dias os mesmos O acusariam e condenariam à morte mais infamante – a morte de Cruz, reservada aos piores malfeitores.

 Ao pôr do Sol da próxima Quinta-feira, inicia-se o solene a Semana Santa, também chamada também Semana Maior, que teve inicio na segunda-feira anterior, dia 10 de Abril, porque nela se insere o Tríduo Pascal, composto por Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo, culminando com a Solene Vigília Pascal.                         

CÂNTICO DE ACÇÃO DE GRAÇA

Sal 118 (117) 1,2, 16-17;22-23  

A mão do SENHOR foi magnífica;a mão do SENHOR fez maravilhas.»

17Não morrerei, antes viverei,para narrar as obras do SENHOR.

A pedra que os construtores rejeitaramveio a tornar-se pedra angular.

23Isto foi obra do SENHOR e é um prodígio aos nossos olhos.

 

Oração do Beato Charles de Faucault 

 

 «A maior prova de amor consiste em dar a vida por quem se ama». Disseste isto, ó Bem amado!... e eis que, alguma horas depois de o terdes dito, deste por mim a vida! Concedei-me a graça de também eu dar a minha por Vós e suplico-vos com todas as minhas forças; sei que sou excessivamente cobarde para o fazer, e indigno dessa honr mas «tudo posso naquele que me fortalece», e vós disseste «pedi e recebereis»... fazei de mim  o que mais contribuir para a Vossa glória.

 « Meu Pai, eu abandono-me a Ti faz de mim o que quiseres. O que quer que faças de mim eu Te o agradeço. Estou pronto para tudo aceito tudo, contanto que a Tua Vontade se faça em mim e em tudo o que criaste; nada mais quero, meu Deus. Nas Tuas mãos entrego a minha vida, eu Te a dou, meu Deus com todo o amor do meu coração porque eu Te amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me sem medida nas Tuas mãos com uma infinita confiança porque Tu és o meu Pai.»