Top

5º Dom TC-Comentário São Josemaría Escrivá de Balaguer (Ano C)

São Josemaría Escrivá de Balaguer (1902-1975)

presbítero, fundador

Homilia in Amigos de Dios

««Recebestes gratuitamente, dai gratuitamente» (Mt 10, 8)»

VQuando Jesus saiu para o mar com os seus discípulos, não pensava somente nessa pescaria. Foi por isso [...] que respondeu a Pedro: «Não temas. Daqui em diante serás pescador de homens.» E também nessa nova pesca a eficácia divina não faltará: os apóstolos serão instrumentos de grandes prodígios, apesar das suas misérias pessoais.

Também nós, se lutarmos todos os dias para alcançar a santidade na nossa vida normal, cada um na sua própria condição no meio do mundo e no exercício da sua profissão, ouso afirmar que o Senhor fará de nós instrumentos capazes de realizar milagres e, se for necessário, dos mais extraordinários. Daremos luz aos cegos: quem não poderá narrar mil exemplos de cegos quase de nascença que recuperam a visão e recebem todo o esplendor da luz de Cristo? Outro era surdo e outro ainda mudo, que não podiam ouvir nem articular uma única palavra enquanto filhos de Deus [...]: e ouvem e exprimem-se como verdadeiros homens [...]. «Em nome de Jesus», os apóstolos restituem as forças a um enfermo incapaz de qualquer ação útil [...]: «Em nome do Senhor levanta-te e caminha!» (At 3,6). Outro ainda, um morto, ouviu a voz de Deus como quando do milagre da viúva de Naim: «Jovem, ordeno-te que te levantes» (Lc 7,14; At 9,40).

Faremos milagres como Cristo, milagres como os primeiros apóstolos. Estes prodígios realizaram-se talvez em ti, em mim: talvez estivéssemos cegos, ou surdos, ou enfermos, ou sentíssemos a morte, quando a Palavra de Deus nos arrancou à nossa prostração. Se amamos a Cristo, se O seguimos, se for apenas a Ele que procuramos e não a nós mesmos, em seu nome poderemos transmitir gratuitamente o que recebemos gratuitamente.