Top

Mensagem do Bispo Setúbal sobre o Sínodo

Abertura do Sínodo dos Bispos e do Sínodo Diocesano 

Aos Irmãos e irmãs da Igreja de Setúbal: Leigas e Leigos, Membros dos diversos Movimentos Laicais, Consagrados e Consagradas, Seminaristas, Diáconos e Presbíteros e quantos sustentam a vida desta Igreja, nos diversos ministérios, ao serviço do seu crescimento e da sua missão:

No dia 23 de maio deste ano de 2021, na solenidade do Pentecostes, anunciei na Sé diocesana de Setúbal o início do Caminho Sinodal que nos há de conduzir à celebração do cinquentenário da fundação da nossa Diocese, em 2025.

Este caminho da nossa Igreja Diocesana tem o seu início e fundamento consolidados pela convocação do Sínodo dos Bispos, para toda a Igreja, unindo todas as Dioceses Católicas do mundo. Como já tem sido noticiado, este Sínodo da totalidade da Igreja terá início no próximo  domingo, 17 de outubro, em cada Diocese e estender-se-á até outubro de 2023, data em que terá lugar a Assembleia Geral do Sínodo, em Roma.

A nossa Diocese participa neste caminho Sinodal de toda a Igreja, como primeira e fundamental etapa do nosso percurso do Sínodo Diocesano. A celebração do próximodomingo será, pois, simultaneamente a abertura do Sínodo de toda a Igreja e do Sínodo Diocesano de Setúbal. Juntamente com toda a Igreja, iniciamos também o processo de oração e reflexão que implica a totalidade da Igreja e que terá uma fase mais intensa nos próximos meses, até fevereiro de 2022.

Convido, pois, toda a Diocese a celebrar a abertura do Sínodo da Igreja Católica e o processo sinodal da Igreja de Setúbal, na Eucaristia do próximo domingo, 17 de Outubro. A celebração terá lugar na Sé, igreja-mãe da Diocese, e em cada uma das nossas paróquias. Eu próprio presidirei, na Sé da Diocese, à celebração de âmbito diocesano, às 15:30 horas. Para esta celebração, peço que todas as paróquias, comunidades religiosas e movimentos laicais se façam representar com uma ou duas pessoas. Os sacerdotes que estiverem disponíveis estão muito especialmente convidados para esta celebração conjunta da caminhada sinodal.  

Nas igrejas paroquiais e nas outras igrejas onde se reúnem os cristãos, celebra-se também a abertura do Sínodo, nas Eucaristias dominicais. Assim, na diversidade das nossas comunidades estaremos unidos na oração e na escuta daquilo que o Espírito do Senhor quer dizer à nossa Igreja. Estão disponíveis sugestões litúrgicas para esta celebração, que envio com esta nota pastoral e que se encontram disponíveis nos meios de comunicação da Diocese (http://diocese-setubal.pt/sinodo) e da Conferência Episcopal.

 “Sínodo” significa “Caminho em conjunto”. E este Sínodo chama a atenção para três atitudes fundamentais desse caminhar: Comunhão, Participação e Missão. Trata-se de atitudes que devem unir, dinamizar e dar vida à missão da Igreja. Bem precisamos, nesta nossa Igreja de Setúbal, deste impulso de vida e de missão na passagem dos cinquenta anos da nossa Diocese.

Esta transformação sinodal e missionária não se fará simplesmente com a nossa organização e as nossas estratégias. Terá de ser sobretudo obra do Espírito do Senhor Jesus. Por isso, é necessário que escutemos juntos o Espírito, imploremos a sua presença e, pela Sua luz e força, participemos na construção da Igreja e no anúncio do Evangelho aos que o não conhecem. Iniciemos, assim, no próximo domingo, o nosso caminho para a celebração do Sínodo dos Bispos de toda a Igreja, em 2023 e da nossa Igreja de Setúbal, em 2025.

+ José Ornelas Carvalho

Bispo de Setúbal

Descarregue po Documento do Bispo de Setubal em formato "Pdf"