Sínodo dos Bispos – “Por uma Igreja Sinodal”
Síntese Sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa
Lisboa, 26 Agosto 2022
A síntese sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pede acolhimento “a todos”, e exclusão de “atitudes discriminatórias.
Os participantes na reflexão sinodal, em Portugal, pedem “uma Igreja mais transparente e rigorosa nas suas formas de decisão e gestão”, que seja “menos refém das lógicas das «hierarquias» e do «poder»” e que envolva a comunidade nos processos de decisão, respondendo dessa forma à “vocação baptismal” e aos “papel activo” que a todos se pede, “mesmo na escolha dos bispos e na transferência dos párocos”.
“Exige-se uma Igreja mais transparente, capaz de dar testemunho coerente e de verdade no meio do mundo…..
A formação dos sacerdotes e dos leigos é vista como insuficiente, pedindo-se uma formação “contínua de leitores, cantores e acólitos”, valorizando “a beleza e dignidade da celebração eucarística”.
“Apresenta-se como essencial a reestruturação do caminho formativo dos seminários, que exibe lacunas na dimensão humana, espiritual, afectiva e cultural, devendo enquadrar-se nos desafios e exigências do nosso tempo”, lamenta o documento.
O percurso para a celebração do Sínodo, convocado pelo Papa Francisco, está dividido em três fases, entre Outubro de 2021 e Outubro de 2023, passando por uma fase diocesana e outra continental, que dará vida a dois instrumentos de trabalho diferentes e distintos, antes da fase definitiva, ao nível mundial.