Paróquia Nossa Senhora
da Conceição

Costa da Caparica

Violncia_no_namoro Foto Principal

Violência no Namoro

 

Contrato Local de Desenvolvimento Social 4.ª Geração

 

Nos meses de Fevereiro e Março, em parceria com a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), o AGE em Rede promoveu 13 sessões de sensibilização sobre a “Violência no Namoro”, direcionadas a jovens do 3º ciclo, dos Agrupamentos de Escolas Elias Garcia e Carlos Gargaté, abrangendo 236 alunos.

 

Recorrendo à exposição de vídeos, animações e à partilha de informações e dados estatísticos, foi possível refletir sobre os vários tipos de violência, os motivos de ocorrência e limites a impor, destacar sinais de alerta e adquirir estratégias de atuação. Parafraseando a Dr.ª Olímpia Pereira (UMAR), dinamizadora das ações de sensibilização, “pedir ajuda é um ato de coragem”.

Desafiámos, ainda, os alunos a criar algo que (nos) permita continuar a refletir sobre o tema e a manter uma participação ativa junto da comunidade. Esperamos em breve poder expor os mesmos.

 

Deixamos o nosso agradecimento a ambos os agrupamentos de escolas pela disponibilidade e à Dra. Olímpia pela dedicação e entrega com que nos ajudou a despertar mentes.

 

Esta iniciativa insere-se na ação Rota do Saber, que pretende sensibilizar e informar sobre diversas temáticas.